sábado, 26 de novembro de 2011

Trabalho de PTC - Filme: As melhores coisas do mundo


SINOPSE Mano tem 15 anos, adora tocar guitarra, beijar na boca, rir com os amigos, andar de bike, curtir na balada. Um acontecimento na família faz com que ele perceba que virar adulto nem sempre é tarefa fácil: a popularidade na escola, a primeira transa, o relacionamento em casa, as inseguranças, os preconceitos e a descoberta do amor.

Para pesquisar e responder em Grupo (grupo de PTC), depois que assistir ao filme em sala de aula!

Ética e Cidadania
O VALOR DA COLETIVIDADE
Mano e sua amiga Carol, inicialmente resistentes ao envolvimento político com grêmios escolares, partem para a ação lançando, junto com os colegas Flávio e Bruna, uma chapa para concorrer às eleições. A chapa MUNDO LIVRE defende o direito ao diálogo, denunciando a intolerância e o conformismo que transformavam o ambiente escolar “numa bolha sem ar”. Cultivar relações mais solidárias e respeitosas diante dos problemas de preconceito, assédio e perseguição era a proposta. As chapas concorrentes, por sua vez, evitam tocar em questões mais polêmicas da escola.

1) Organize uma lista de coisas práticas que poderiam ser modificadas no ambiente escolar e também no entorno de sua escola. Acrescente à lista algumas sugestões concretas para que as mudanças aconteçam de fato.

Diversidade e Pluralidade
O VALOR DA DIFERENÇA
Mano intimida a colega Bruna ao fazer um desenho jocoso no qual insinua que ela é “sapata”, preferindo meninas a meninos. Sua atitude fere a garota. Ao longo do filme, a situação se inverte, e Mano passa a ser intimidado e hostilizado por meio de chacotas.

1) Como você lida com ideias, realidades, práticas e sentimentos diferentes dos seus? Como conseguimos diferenciar aquilo que realmente pensamos como indivíduos das convenções da sociedade em geral ou do senso comum? Em que momento a constatação da diferença se transforma em preconceito? Em quais setores da vida em sociedade, a diferença se manifesta com maior força? Na política? Na religião? Na cultura ou nas culturas? Na orientação sexual? Na renda? Na etnia?

Bullying, Cyberbullying e Violência na Escola
O VALOR DA PAZ
O fenômeno é denominado Bullying, proveniente da palavra bully, de origem inglesa, que significa “valentão”. Segundo o médico Aramis Lopes Neto, coordenador do primeiro estudo feito no Brasil a respeito desse assunto – “Diga não ao bullying: Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes”, realizado pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (ABRAPIA): “Bullying diz respeito a atitudes agressivas, intencionais e repetidas praticadas por um ou mais alunos contra outro. Não se trata de brincadeiras ou desentendimentos eventuais. Os estudantes que são alvos de bullying sofrem esse tipo de agressão sistematicamente. Para os alvos de bullying, as consequências podem ser depressão, angústia, baixa autoestima, estresse, absentismo ou evasão escolar, atitudes de autoflagelação e suicídio, enquanto os autores dessa prática podem adotar comportamentos de risco, atitudes delinquentes ou criminosas e acabar tornando-se adultos violentos.” Entretanto, a denominação dessa prática como bullying causa polêmica entre estudiosos do assunto. Para a socióloga e vice-coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas, Miriam Abramovay, a prática do bullying não é o que existe no país. “O que temos aqui é a violência escolar. Se nós substituirmos a questão da violência na escola apenas pela palavra bullying, que trata apenas de intimidação, estaremos importando um termo e esvaziando uma discussão de dois anos sobre a violência nas escolas”, opina a coordenadora.

1) Pesquise sobre cyberbullying e converse com seus amigos: Já foi vítima de fofocas e intimidações em chats, redes sociais, blogs ou outras ferramentas de comunicação pela internet? Quais as consequências desse tipo de invasão de privacidade? Você espalharia fotos ou vídeos com conteúdo ofensivo aos colegas na internet? Você costuma se interessar por esses vídeos ou fotografias? Quais os mecanismos que esse tipo de ferramenta oferece para proteger o usuário de agressões como essas? Você sabe como ocultar ou excluir alguém que o está importunando de sua lista de contatos? O que é privacidade na internet?


Os Blogs do filme existem na net, vale a pena dar uma olhada:

Blog_Dri_Novais
Blog_do_Pedro

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Palhaço

O filme é bom, mas a linguagem é direcionada a um público adulto, embora a sala do cinema estivesse repleta de crianças. Mesmo quando há uma classificação etária para maiores de 10anos de idade!
A história mostra uma trupe de circo, sem moradia fixa, que viaja pelo país apresentando alguns espetáculos no circo Esperança. Por trás de toda a encenação nos espetáculos e a aparente alegria no trabalho circense, o filme mostra a vida dessas pessoas fora do palco. Numa rotina de pobreza, com muitas dificuldades e com muito pouco glamour. Como dirigentes do circo temos: o pai Valdemar (Paulo José) e seu filho Benjamin (Selton Mello) que trabalham no picadeiro como os palhaços Puro Sangue e Pangaré.
Estressado com a vida de viajante, Benjamim passará por uma crise existencial, ao pensar que não é mais engraçado como já foi um dia. No meio desse processo ele decide realizar um antigo sonho de infância. Por isso ele vai à luta para ter um emprego “sério” com carteira assinada, um comprovante de identidade como qualquer outro cidadão e até mesmo uma residência fixa para morar.
O filme se passa na década de 40 e relembra o humor ingênuo que as pessoas tinham. Além de remeter ao passado, ele apresenta o entusiasmo que as pessoas tinham com a chegada do circo nas pequenas cidades do interior, como se esse fosse o maior evento social que se poderia acontecer. Saudosismos a parte, talvez muitos adultos relembre de sua infância. Infância essa que eu não vivi e muito menos vocês meus alunos!

sábado, 12 de novembro de 2011

Reféns

É aquele tipo de filme de suspense que prende a sua atenção do início ao fim. Com muita ação e um roteiro repleto de informações. Kyle (Nicolas Cage) e Sarah (Nicole Kidman) formam o típico casal perfeito, com uma vida perfeita ao lado de sua filha adolescente Avery. De repente, eles veem a sua casa ser invadida por um grupo de criminosos atrás de dinheiro. Para conseguir o que deseja, os assaltantes os fazem de refém. Toda a família se une para combatê-los, entretanto muitos segredos virão à tona. Tanto por parte dos integrantes da família quanto por parte do grupo de criminosos. A todo instante algo novo é revelado, como conviver com isso e que atitudes tomar? Esse será o dilema por parte dos dois grupos, que nessa situação de risco passarão a conhecer melhor uns aos outros.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lista 10 - Física - Ondas

Pessoal está disponibilizada a nova lista de Física, se organizem de forma adequada para estudar para a prova!!

Download AQUI

sábado, 5 de novembro de 2011

Em casa para o Natal

É um filme Norueguês bem melancólico e ligeiramente deprimente. O filme apresenta, a princípio, várias histórias distintas com pessoas passando por algum problema a ser enfrentado na noite de Natal. Cada qual procura resolver os seus “problemas” ao seu modo, com alguns desfechos cômicos e outros bem trágicos. No final do filme o diretor tenta relacionar todas as histórias, mostrando uma ligação entre as pessoas, o que eu particularmente achei bem forçado. Na sinopse do filme ele está definido como “comédia-drama”. Existe essa indefinição porque o roteiro não é muito objetivo. Eu, pelo menos, não entendi muito bem a proposta dele!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Avaliação ESI

1 I
2 R
3 R
4 I
5 MB
6 I
7 I
8 R
9 R
10 B
11 B
12 MB
13 R
14 R
15 I
16 I
17 I
18 I
19 I
20 R
21 R
22 I
23 MB
24 R
25 I
26 I
27 MB
28 I
29 MB
30 I
31 R


Não deverá fazer a Rec. os números: 12, 23, 27 e 29.
Entrega: 10/11