terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Palhaço

O filme é bom, mas a linguagem é direcionada a um público adulto, embora a sala do cinema estivesse repleta de crianças. Mesmo quando há uma classificação etária para maiores de 10anos de idade!
A história mostra uma trupe de circo, sem moradia fixa, que viaja pelo país apresentando alguns espetáculos no circo Esperança. Por trás de toda a encenação nos espetáculos e a aparente alegria no trabalho circense, o filme mostra a vida dessas pessoas fora do palco. Numa rotina de pobreza, com muitas dificuldades e com muito pouco glamour. Como dirigentes do circo temos: o pai Valdemar (Paulo José) e seu filho Benjamin (Selton Mello) que trabalham no picadeiro como os palhaços Puro Sangue e Pangaré.
Estressado com a vida de viajante, Benjamim passará por uma crise existencial, ao pensar que não é mais engraçado como já foi um dia. No meio desse processo ele decide realizar um antigo sonho de infância. Por isso ele vai à luta para ter um emprego “sério” com carteira assinada, um comprovante de identidade como qualquer outro cidadão e até mesmo uma residência fixa para morar.
O filme se passa na década de 40 e relembra o humor ingênuo que as pessoas tinham. Além de remeter ao passado, ele apresenta o entusiasmo que as pessoas tinham com a chegada do circo nas pequenas cidades do interior, como se esse fosse o maior evento social que se poderia acontecer. Saudosismos a parte, talvez muitos adultos relembre de sua infância. Infância essa que eu não vivi e muito menos vocês meus alunos!

3 comentários:

  1. Assisti o filme ontem.
    Adorei. É um filme relativamente simples, mas que tem tanto poder quanto os mais complexos.
    Mas achei que se passava na década de 60/70, até mesmo pela música que toca nas rádios.

    ResponderExcluir
  2. Opa, vc tem razão, número errado. Pelas músicas, se passa na década de 70 mesmo. Gostaria tanto que os meus alunos assistissem aos filmes que eu assisto e viesse comentar aqui no blog.. Mas isso é bem raro!!

    ResponderExcluir
  3. hahahaha é, seria bem legal se todo mundo discutisse sobre os filmes aqui.
    Confesso que assisti alguns mas nem pensei em comentar aqui.

    ResponderExcluir