sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O Homem do Futuro

Um filme inclinado mais para a comédia romântica do que propriamente para a ficção científica! Embora o filme não apresente um aprofundamento nas discussões físicas sobre os fenômenos ocorridos, o roteiro é apresentado ao espectador de forma bem coerente, inteligente e divertida também. É claro que há pequenos “Déjà vu” de situações encontradas em cenas de inesquecíveis filmes com a mesma temática de interferências no tempo, sobre tudo no passado; como o De volta para o futuro e Déjà vu.
Neste filme, Wagner Moura dá vida a um brilhante cientista chamado Zero, que cria um sistema novo e revolucionário para produção de energia. O que ele não esperava era que sua máquina fosse capaz de fazer viagens no tempo! Frustrado desde o período de faculdade, onde sofreu uma grande humilhação em público pelo grande amor de sua vida, Helenah (Alinne Moraes); ele decide retornar ao passado, no dia dessa humilhação, e mudar completamente o seu futuro. Porém na tentativa de corrigir os erros de sua vida na juventude, ele descobre que manipular o tempo é confuso e mais complexo do que ele estava imaginando ser.
A Trilha sonora, com a música "Tempo Perdido" do Legião envolve a plateia, principalmente se vc assiste ao filme com muitos adolescentes ao seu lado.. Eles cantam a música, que por sinal, toca muitas vezes na atração.
A fotografia do Filme também está bem bacana, um dos cenários utilizados para dar vida à fantasia futurista do diretor Cláudio Torres é o LNLS - Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, um Acelerador de Partículas inalgurado em 1997. Sendo um dos pioneiros a ser constrído aqui no Hemisfério Sul. Onde tive a oportunidade de conhecer a sua estrutura e alguns de seus projetos em andamento no ano de 2008. A estrutura é montruosa mesmo. Veja a foto:
Então, fica como tarefa de casa aos alunos dos 3ºs Anos irem ao cinema e assistirem a esse filme. Principalmente porque estamos bem próximos de iniciarmos em sala de aula os estudos sobre a Teoria da Relatividade de Einstein!! E dá para discutir bastantes coisas sobre o filme em classe...

2 comentários:

  1. Oi professor!
    Ainda lembra de mim? Ex-aluna do 3ºA de 2010 e tal... :)
    Tudo bem?
    Assisti ao filme esse fim de semana, e logo que saí da sessão comentei se você já teria assistido. E realmente imaginei que você fosse lamentar que o filme não tivesse focado muito no ponto de vista científico, na discussão da possiblidade de uma viagem no tempo. Lembrei das aulas sobre a teoria da relatividade, e daquele conto que você passou...
    Todo mundo ficou cantando junto com o filme na sessão que eu assisti também.
    Mas mesmo assim, achei o filme bem legal! :)
    Saudades das suas aulas, professor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Milena, é claro que eu lembro de vc!
    Espero que esteja tudo bem com vc.
    Também gostei bastante do filme, mas é claro que eu esperava um pouco mais de física.. hehhehehhe
    Valeu pelo comentário aqui no blog.
    Bjos

    ResponderExcluir