sábado, 18 de agosto de 2012

Corações Sujos

Um filme Brasileiro, baseado em fatos reais, que retrata a cultura Japonesa! A história se passa no Brasil, logo após o término da segunda guerra mundial, e aborda o cotidiano de uma colônia de imigrantes japoneses por aqui, refugiados do Japão em guerra. Aqui no Brasil, esses imigrantes japoneses enfrentam vários preconceitos e também algumas sanções do governo. Impondo a eles uma série de proibições, como não terem o direito de se reunirem em grupos e nem de abrirem escolas que ensinem a língua e a cultura japonesa. Pois como os nossos Governantes apoiavam os EUA, eles enxergavam o Japão como um inimigo e por isso vetaram também qualquer tipo de comunicação dos Japoneses imigrantes com os integrantes do seu país de origem. Esse grupo sem ter muitas informações, não sabe que a 2ª guerra mundial chegou ao fim e nem desconfia que o Japão foi derrotado.
Pensando que as demais pessoas estão espalhando boatos mentirosos sobre a derrota do Japão, um grupo de imigrantes se organiza e juntos dão início a uma série de assassinatos para eliminar todos os traidores “Corações Sujos”. Que passa a ser chamado assim, todos os japoneses caracterizados por pensamentos derrotistas! Cegos por essa “verdade” do Imperador do Japão ser uma pessoa imortal, eles tentam limpar com sangue a honra do Japão, atacando qualquer pessoa que se atrever a falar mal desse país, mesmo que esse “falar mal” seja uma verdade, que eles não queriam ver ou aceitar! Esses nacionalistas em busca de defender a honra de seu país vão passar por cima de seus amigos, familiares e entes queridos. Mostrando um amor, admiração ou submissão muito maior pelo Imperador Shōwa. 
Sempre achei intrigante como é regida a moral no povo oriental, por ser diferente do pessoal do ocidente. Nós do Ocidente reprimimos nossas ações pela Culpa. Já no Oriente eles controlam suas ações pela Vergonha! Acho que é por isso que o índice de suicídio no Japão é bem mais elevado em relação ao do Brasil, pois nós conseguimos conviver tranquilamente com a culpa, já eles têm muita dificuldade de seguir em frente com a Vergonha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário