domingo, 1 de maio de 2011

Modelos de Cartinhas de Física

A produção textual “Cartinha” foi desenvolvida pela aluna Débora Helen da Silva Souza em 2009.
Por ter considerado interessante a maneira como ela constrói um pensamento científico: pesquisando, argumentando, investigando e instigando, pedi para que ela autorizasse a publicação de seu trabalho nesse blog para que os demais alunos pudessem dar uma olhada no que eu espero que tenha uma cartinha de física.
A carta dela foi sobre “sites”, tema não disponível para as turmas de física deste ano. Mas a turma que tem como tema “Revista” pode se inspirar no trabalho dela. Onde após falar sobre o seu artigo selecionado, faça pesquisas na internet para ver como outras pessoas ou instituições abordam o tema selecionado por vc. Entretanto, o que é mais importante perceber neste modelo, é a forma como ela conduz a carta e relata suas pesquisas e o que ela está pensando sobre o assunto. Mesmo que tácito, existe um diálogo entre ela e eu, onde ela me informa o tempo todo o que ela entende e o que ela não entende. Que fique bem claro, que os assuntos que ela não entende, ela faz questão de pesquisar e me mostrar algum conhecimento novo que adquiriu com a pesquisa.
Mas no trabalho em questão, ela pesquisa sobre as Auroras Polares, tentando encontra semelhanças e diferenças nas explicações para cada tipo de coloração luminosa de acordo os gases da atmosfera.
Por último ela confronta duas maneiras distintas de pensar entre os cientistas, na tentativa de fornecer uma explicação coerente para a ocorrência desse fenômeno.
O texto por ela produzido se encontra em anexo AQUI

Para a turma que tem como tema de cartinha “Filmes”, vai aqui uma outra dica, um outro modelo de cartinha sobre filmes!
Essa cartinha foi escrita pelo aluno Diego Almassan Rizzo em 2010. Com uma visão fantástica sobre os erros e acertos, do ponto de vista da ciência, ocorridos no longa "O Núcleo".
Peço também, para que ninguém mais faça cartinhas sobre esse filme. Pois no decorrer dos anos como docente, já li dezenas de cartinhas sobre o filme em questão. Confesso que serei tendencioso na correção dessa atividade se o tema vier repetido. Espero novas produções por parte de vcs, com muita criatividade, temas inusitados e com certa complexidade em assuntos relacionados à FÍSICA!
Modelo de Cartinha AQUI

Organize-se com relação às datas de entrega do seu trabalho, e o mais importante não faça cópias sem devidas citações, pois eu tenho o programa “farejador” que irá pesquisar na internet a origem do seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário