sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Simuladores de Física

Simuladores sobre a regra da MÃO ESQUERDA - Carga em Campo Magnético:

- Esse simulador é bem simples, com trajetórias semicirculares. É possível aplicar a regra da mão esquerda para cargas positivas, negativas e neutras!! Modifique o valor da velocidade da partícula, do campo magnético da região (incluindo o sentido de B).
ClickAqui


- Esse simulador é mais sofisticado, entretanto o seu criador não sabia física, e consequentemente não sabia aplicar a regra da mão esquerda. Achei válido postá-lo aqui pois ele está incrível. É lamentável o erro!! Mas é possível utilizá-lo apenas ignorando o sentido do campo magnético. Quando vc colocar um valor positivo de Campo Magnético B, ele indicará que o campo está saindo da tela, entretanto na figura aparecerá a indicação do campo entrando (ignore o desenho, apenas inverta o sentido, considere o campo saindo).Quando indicar um valor negativo a figura mostrará o Campo B saindo da tela, entretanto vc deverá considerar que o Campo está entrando!! Vc também pode alterar o valor da velocidade da partícula (o valor negativo altera o sentido da velocidade, é interessante observá-la). O valor da carga também pode ser mudado (altere também para valores positivos e negativos). No quadro ao lado da figura, existe o "Interactive Help", selecione "On" para indicação de vetores na figura.. Novamente não se esqueça de inverter o sentido de B, ou então dará errado a regra da mão esquerda!!
ClickAqui

Simulador sobre a Regra da MÃO DIREITA - O Experimento de Oersted:

- Com esse simulador é possível "visualizar" as linhas de campo gerada pela corrente elétrica. Aplicando a Regra da mão direita veja o sentido do campo, podendo também ulilizar uma bússola para se orientar. O valor de B também é calculado e informado, além de ser possível inverter o sentido da corrente elétrica. É necesário fazer o download, se o seu compudator não abrir autmaticamente, escolha o Explorer ou o Firefox (arquivos de internet) para abri-lo.
DownloadAqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário